THE Travel & Tours

25 de Abril A Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos, também conhecida como Revolução de 25 de Abril, foi um golpe de estado pacífico que ocorreu em Portugal em 25 de abril de 1974. Marcou o fim de mais de quatro décadas de regime autoritário sob o Regime do Estado Novo liderado pelo primeiro-ministro António de Oliveira Salazar e, mais tarde, Marcelo Caetano.

April 25th symbolizes the Carnation Revolution
Carnation Revolution Soldiers

A revolução foi liderada principalmente pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais militares dissidentes que se opunham às guerras coloniais de Portugal em África e ao regime autoritário interno. A revolução recebeu esse nome devido ao uso generalizado de cravos como símbolo da natureza pacífica do levante.

Os principais acontecimentos da Revolução dos Cravos desenrolaram-se da seguinte forma:

1. Golpe Militar:

Na manhã de 25 de abril de 1974, unidades militares tomaram pontos-chave de Lisboa, incluindo a estação de rádio e o quartel-general da Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto o governo e a polícia secreta foram apanhados de surpresa.

2. Transmissão de rádio:

Os revolucionários transmitiram na rádio a música “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho, que serviu de sinal aos militares de que a revolução estava em andamento.

3. Revolução dos Cravos

À medida que se desenrolava a ocupação militar de Lisboa, os civis saíram às ruas em apoio às ações dos militares dissidentes. Muitas pessoas colocaram cravos vermelhos nos canos das espingardas e tanques dos soldados, simbolizando a paz e o fim da violência.

4. A Queda do Estado Novo:

Ao final do dia, o primeiro-ministro Marcelo Caetano rendeu-se e o regime autoritário do Estado Novo entrou em colapso. O general António de Spínola tornou-se o chefe de estado interino.

5. Transição para a Democracia:

Após a revolução, Portugal passou por um período de convulsão e transição política significativa. O país iniciou um caminho rumo à democracia, com eleições livres realizadas em 1975. Isto levou ao estabelecimento de um governo democrático e à elaboração de uma nova constituição em 1976.

A Revolução dos Cravos não só pôs fim às guerras coloniais de Portugal em África, mas também marcou o início de um período de profundas mudanças sociais, políticas e económicas conhecido como a “Terceira República”. É comemorado anualmente em Portugal como feriado nacional, comemorando a transição do país para a democracia e o fim da ditadura.

Restauradores Square occupied by the military
Zeca Afonso the author of Grândola Vila Morena a music symbol of the Carnation Revolution

Símbolo da revolução é também a música “Grândola Vila Morena” do autor Zeca Afonso.

Esta música, muitas vezes utilizada durante os protestos portugueses, tem um significado de libertação contra o motivo do próprio protesto.

António Oliveira Salazar

O Primeiro-Ministro do Estado Novo que chefiou o novo estado que resultou numa ditadura entre 1917 e 1974.

A sua conhecida policia PIDE era a mais temida pelo povo por controlar a liberdade de expressão entre outros assuntos.

António Oliveira Salazar Estado Novo Prime Minister
Salgueiro Maia main Figure from the Carnation Revolution

Salgueiro Maia foi um dos capitães envolvidos no planeamento e execução do golpe militar que levou à queda do regime autoritário do Estado Novo. Na manhã de 25 de abril de 1974, Maia liderou as suas tropas, incluindo veículos blindados, pelas ruas de Lisboa como parte do movimento para ocupar pontos estratégicos da cidade.

Salgueiro Maia continua a ser um símbolo de coragem, integridade e transição pacífica para a democracia em Portugal. É lembrado e homenageado como um dos heróis da Revolução dos Cravos.

Descubra mais sobre esta e outras estórias da história portuguesa no nosso Tour Lisboa ou em qualquer um dos passeios históricos aqui no nosso site.

Comercio Square
Carnation Revolution people on one of the tanks that occupied the city to liberate the country

25 de abril de 2024
15h00 – 20h00
A Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril realizará as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no Rossio.

O desfile começa na Praça Marquês de Pombal, prossegue pela Avenida da Liberdade e termina na Praça D. Pedro IV (Rossio), onde haverá 2 intervenções e vários momentos culturais com atuações de vários grupos.

Fonte Câmara Municipal de Lisboa

Encontre aqui o que precisa para descobrir Portugal!

A THE é um operador turístico em Portugal.

O objetivo deste post é dar uma ideia da história portuguesa.

Se quiser saber mais sobre Portugal envie-nos um email ou em alternativa utilize o chat.

THE Travel & Tours

Newsletter

Motorista á Disposição